E depois da tempestade...

SEMPRE vem a bonança!!!

Sempre imaginei a bonança como uma segunda tempestade cheia de coisas boas, mais ou menos como uma chuva de doces para uma criança. Noutras vezes, era como uma mudança diametralmente oposta à ocasionada pela tempestade. Mas agora estou descobrindo que não.

Antes mesmo de tecer qualquer comentário sobre a bonança, convém dar algumas pinceladas na fatídica tempestade. Há pessoas no mundo (sempre há) que têm o dom de nos magoarem. A eficácia com que conseguem impingir mágoas aos nossos corações, deixando-nos arrasados, péssimos, sentindo-nos como se ocupássemos injustamente um lugar no mundo, é merecedora do “ISO 9000 e qualquer coisa”. Transformam nosso coração num poço sem fundo de mágoas, sempre cabe mais uma, mais outra e mais outra e assim sucessivamente... mas, novidades, o poço tem fundo!!! (No meu caso, o poço é muiiiiiiiiiiiiiiiiito fundo, mas tem fundo sim.)

Aliás, ainda no meu caso, tenho de fazer um “mea culpa”: em que pese ter sido reduzida a achar que as pessoas me faziam um favor em apenas gostarem de mim (se houvesse uma escala de auto-estima, a minha estava beirando o menos infinito) e isso ter sido a principal condição para errar, ainda assim, errei. Se é passível de correção ou não, eu não sei, mas já virei a página e me perdoei.

Feito o “mea culpa”, voltemos...

Pensando que o poço não tem fundo, os detentores do “ISO 9000 e qualquer coisa” sempre arranjam um jeito de tornar mais eficaz o resultado da próxima mágoa (usam todas as pessoas e todas as coisas nesse fim). Antes de o poço chegar ao limite, sofre-se bastante (pão amassado pelo diabo com o rabo, com direito a pisadas, sentadas e outros atos do dito cujo é um manjar!!!). Quando o poço chega ao limite, Deus começa a entrar.

O primeiro sentimento é o de revolta, chega-se a odiar a pessoa (o tal detentor). Essa fase costuma durar bastante e é bem difícil, principalmente quando não se é dado a rancores, tristezas e sentimentos afins. Não nos reconhecemos, não somos aquela pessoa, não somos daquele jeito, não gostamos nem alimentamos a tristeza (mas alguém as alimenta muito bem e não poupa qualquer esforço para isso). Eis que chega a gota d’água. As mágoas transbordam e não fazem mais efeito (ou porque elas já não estão mais no poço, ou porque você já sabe que o que o detentor puder fazer para magoar, humilhar, pisar ele certamente o fará). Nesse estágio, você pensa “ok, já paguei pelo erro. Sua cobrança foi muito bem feita, agora estamos quites. A partir daqui, tudo o que for feito com o intuito de me magoar será uma cobrança indevida”. É nesse instante que você se perdoa, estabelece um limite para o seu sofrimento e começa a limpar o seu coração (o tal poço). Joga fora todas as mágoas, todas as tristezas e dá início à preparação do novo, do que virá, do por vir. Aqui inicia a bonança.

Com a bonança vem a esperança (rima não-proposital). Você volta a ser você, quem você era antes de toda a tempestade. Não se volta sozinho, volta-se com mais fé em Deus (que lhe segurou nas fases anteriores) e em você mesmo, ressurge-se com mais garra, com mais vontade de se viver, de progredir, de tornar seus sonhos realidade. E, por mais contraditório que possa parecer, com mais fé e esperança nas outras pessoas, acreditando piamente que o pesadelo acabou e você conseguiu passar por ele e sair melhor. Sim, você se torna melhor que antes!!! (parece inacreditável, mas é verdade). Tudo de ruim acaba, a escuridão acaba, pois você encontrou uma luz (no início, ela é pequena, mas a sua vontade de torná-la maior que a luz do sol é tanta que seu foco se vira para isso). Acham que acabou??? Não, tenho mais boas notícias!!! Essa luz não vem dos outros, vem de você!!! Você não a tomou emprestada de ninguém, não terá de devolver a ninguém, ela é sua!!! O que ou quem vier daqui pra frente será atraído pela sua luz e não pela sua dor. Quem vier, não vai querer lhe tirar do breu, emprestando a luz delas, vai querer unir a luz dele à sua para que se tornem maior que a luz do sol!!!

Um adendo antes de terminar: sempre falo que Deus nos manda uns anjinhos (mesmo que estranhos, mas anjinhos), para dizerem: “Olha, não se afunde não, porque Deus é contigo”. Pois bem, num espaço de uma hora escrevendo este texto, Deus mandou três anjinhos com esse recado. E a todos eles, respondi “eu sei! Minha fé me diz!”

Moral da história: por melhor que seja o “ISO 9000 e qualquer coisa”, toda e qualquer atitude que lhe magoe ou lhe atinja de certa forma só serve para mostrar quem é quem. É como li certa vez, quando indagaram sobre como superar uma grande decepção (no caso da pergunta, era uma decepção amorosa) “acredite que Deus está à frente e te livrou de uma grande enrascada” (não foi bem “enrascada” que usaram... era uma palavra começada por “m”, que não convém a um blog de respeito, né?). Por mostrar quem é quem, não se espante se o detentor se tornar um completo desconhecido e você se vir tratando-o como um desconhecido, posto que foi somente agora que você realmente o conheceu (sabe aquele papo de essência? Pois bem, antes você conhecia somente a aparência, agora revela-se a essência).

Até a próxima!!!

Comentários

  1. Só posso dizer uma coisa pra vc: THE BEST!!!!!!!!
    TE AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    beijossssssssssssssssssssssssssssss
    Deia

    ResponderExcluir
  2. Déia, tb te amo de muitão!!! Você não tem a menor idéia do que você, mesmo um pouquinho longe, representou pra mim nesse período!!! Muito obrigada de coração pela força. Você é um dos anjinhos q. Deus me enviou...

    Beijão!!!

    Andrea

    ResponderExcluir
  3. Bom te ver assim menina!
    Resolveu virar mesmo a página? Ótimo! Força pra você e continue seguindo pois tem um futuro cheio de luz te aguardando!

    Beijão!!!

    Não suma, hein!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da mensagem , valeu muito memsmo porqu estou passado a mesma coisa e as tempestades sã passageiras e podemso superar com Jesus no colo. El nos carrega nos braços. Lembrei da mesagem do Pe Marcelo no program dele, foi muio bom esse dia.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cris!!! Que bom que você comentou aqui!!! Sinto muito que uma pessoa tão legal como você esteja numa situação tão chata quanto a descrita. Mas mantenhamos a fé em Deus, continuemos no caminho do bem e lutemos para não permitir que o sofrimento nos turve a visão (se bem que tem horas que isso é um pouco difícil, mas Deus sempre estará lá para lançar luz às trevas).

    Beijo grande!!!

    Andrea

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Desabafe!!!

Postagens mais visitadas deste blog

A carta de Olívia a Eugênio

A diferença entre pessoas sem caráter e mau caráter...

A importância da segunda chance...