Todas as mães e todos os filhos

É bem verdade que as famílias de hoje são bem mais miscigenadas que as de antigamente. Há uma gama de pais, mães e filhos. Nossos filhos não são mais apenas os que nascem da nossa barriga, mas também nossos enteados.

Sinceramente, não consigo entender os pais e mães que fazem distinção entre seus filhos: "meus filhos são Pedrinho o Joãozinho, o Lucas e filho do meu marido". Ora, ou você é mãe ou você não é mãe.

As "digníssimas" que separam seus filhos são excelentes estrategistas, mas péssimas mães de família. Família é união, não segmentação. Se seus parentes fazem essa distinção, tá na hora de você falar em alto e bom som "TODOS são meus filhos!!!"

E é aos meus filhos, tenham eles vindo ao mundo pela minha ou pela barriga alheia, que dedico o poeminha lindo que recebi de uma amiga:

"Quero ser mãe de um menino
Que ande de boné pela casa empurrando um carrinho, que trombe nos móveis às risadas, brinque com panelas e todas as coisas que não pode, faça histórias pros seus bonequinhos de plástico...
Quero ser mãe de um garotinho que fique com as bochechas coradas de correr. Que suba em árvores... um moleque bonitinho, que coma fruta do pé e limpe a boca na manga da blusa de moleton, que tome sopa fazendo barulho sem querer. Quero ser mãe de um menino de lindo olhar, que ria escondido, que pregue peças, muitas peças...
Que brinque de vídeo-game e que fique bravo quando perder e quando tiver de tomar bronca, que saia a correr descalço pela casa, que goste de sorvete com chantili. Que seja o primeiro da classe e seja elogiado por isso, e que tb seja o ESPULETA DA SALA!
Que um dia cole na prova de matemática. Quando adolescente, que chore vendo seu time perder ou ganhar, que ganhe sua primeira MOTO, que não escove os dentes para dormir, que queira namorar e sair, que chore no meu ombro a primeira decepção, que peça permissão para chegar mais tarde em casa, que quando HOMEM, se case um dia e que sua esposa tenha a mesma sorte que eu...
Seja mãe de um MENINO!"


É, nesse ponto, Deus foi coerente: "filha, você acha mesmo que vou dar uma menina a uma mulher que, quando criança, detestava boneca, trocava o 'brincar de casinha' pela bola e pela pipa???"

Parabéns a TODAS as mães e a TODOS os filhos!!!

Comentários

  1. Ser mãe de menino é divertido e ser mãe de menina é bem desafiador. O espelho do nosso comportamento que a menina reproduz é muito mais evidente o que torna esse relacionamento bastante rico.

    Você vai gostar... ;)

    Luciene

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Vc tem razão. No início, pelo menos, todas as crianças olham a madrasta com desconfiança, como se dissessem "olha, vc não vai ser minha mãe não". Sem contar as muitas mães que instigam o filho a desrespeitarem as madrastas, com medo de que seus filhos venham a gostar mais delas (madrastas).

    Acho que comigo a coisa fluiu justamente porque eu, no começo, quis ser amiga do meu enteado. Fui mais da curtição que da repreensão. Com a convivência, ia educando, mostrava o que não estava certo, conversava MUIIIIIIIIIITO com ele (adoro conversar), discutíamos sobre atitudes de coleguinhas dele (como o de um garoto de 12 anos que se matou). Aí, quando vi, era mãe dele, pois partilhava minha vida com ele e ele partilhava a dele comigo...

    Nunca competi com a mãe dele (aliás, mãe é mãe mesmo!!!), não queria mostrar que era melhor, nada disso, só queria mesmo curtir, aproveitar uma coisa que nunca havia aproveitado: uma criança. Pra falar a verdade, qdo conheci meu enteado, eu nem gostava tanto assim de criança, mas ele me ensinou a adorar essas criaturas.

    É, acho q. foi isso mesmo, por não querer ser mãe dele e por só querer curtir o menino, acabei me transformando na segunda mãe dele.

    Enfim, pode parecer clichê, mas como o amor comandou tudo, acabou dando tudo certo. Afinal, qual a melhor explicação para que uma garota de 19 anos (experiência zero com crianças), que detestava criança, acabar por se tornar a "mãe postiça" de um menino de 5 anos e, de hoje, ter um IMENSO ORGULHO do homem que ele se tornou???

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Desabafe!!!

Postagens mais visitadas deste blog

A carta de Olívia a Eugênio

A diferença entre pessoas sem caráter e mau caráter...

A importância da segunda chance...