Ói nóis aqui traveiz!!!

Antes de mais nada: post longo, meus caros.

E o ano mal começou e eu já pratiquei minha primeira gafe!!!

Gafe é algo a ser praticado, estudado... requer anos de muito "ops, I did it again" (não, não sou Britney Spears!!!) pra se chegar a um patamar de "gafear" e sair por cima!!! Um exemplozinho que sempre gosto de destacar: certa feita, consegui a proeza de derrubar um copo com água, em cima da minha chefe, em plena reunião de trabalho; para não sair tão mal (se é que isso era possível), disparei "calma, dizem que dá sorte alguém de fora quebrar um copo em nossa casa". Bem, além de molhada, ela certamente deve ter pensado "putz, que ser eu resolvi contratar!!!". A boa nova é que ainda trabalhamos um bom tempo juntas depois dessa (e eu nunca mais derrubei outro copo em cima dela).

Mas a gafe que inaugurou 2007 foi, pra variar, com meu tio (o mesmo da gafe do ano atrasado sobre a tatuagem). Esse meu tio é católico-apostólico-romano-pra-lá-de-praticante. Enfim, o ano novo foi na casa dele e, como de costume, retornamos para o almoço. Mas eis que, minha mãe tem a brilhante idéia de ir à missa (na mesma paróquia freqüentada por meu tio). Chegando na igreja, só encontramos minhas primas (meu tio tinha ido à missa mais cedo).

Apesar de ser espírita (acho que meu tio ainda não se deu conta disso), gosto, quando vou a missas, da homilia (o famoso "sermão" que vem após a leitura do Evangelho). E realmente estava empolgada para ver o que o padre iria explanar nessa ocasião. Ah... que decepção!!! Como sabemos, dia 1º de janeiro é o dia dedicado à paz. Pois bem, eu não sei como, mas o padre conseguiu a proeza de falar sobre dogmas (com direito à explicação do significado), Maria e descambar para a política!!! Sim, caros leitores, p-o-l-í-t-i-c-a!!! E, mais uma vez, a crise nos aeroportos encontrou sua morada. Não bastasse isso, soubemos que a estrada que liga Brasília a Cuiabá tem mais buracos que estrada (se alguém na missa estava pensando em passar uns dias em Cuiabá, deve ter mudado de idéia). Lembro-me de ficar pensando "como foi mesmo que ele chegou até aí??? O que tem a ver Maria, dogmas com aeroporto, estrada???". Não sei de onde ele tirou, mas sei que conseguiu unir paz com política ao dizer que a tal crise e a buraqueira eram um sinal de desrespeito, desrespeito este que impedia o alcance da paz. Um sermão bastante propício para um dia dedicado à paz (sem esquecer, é claro, que foi uma injeção de ânimo para todos os fiéis que sonhavam em passar as férias em outra cidade, principalmente Cuiabá).

Acabada a missa, fomos à casa de meu tio. Falando sobre a missa, minha mãe resolveu contar sobre o lado político do padre. E eu lá, só ouvindo. Lá pelas tantas, resolvo abrir minha enorme boca e soltar a pérola "nossa, a oratória daquele padre é muito ruim"... pequeno detalhe, meu tio e a esposa dele gostam (e muito) das pregações do pároco (soube disso assim que fechei minha imensa boquinha). Meu tio, em defesa do sermonista, "ah, Andrea, mas o português dele pode não ser tão bom, mas o que ele fala todo mundo entende". Pensam que eu me dei conta e calei minha boquinha??? Não!!! A gafe inaugural do ano tem de ser simplesmente gafosésima!!! Respondi "não, tio, não é o português (que realmente é muito ruim - ui!), é que ele é muito superficial!!! Não aprofundou em nada!!!". A essa altura do campeonato, até minha mãe já tinha se dado conta de que era para eu calar a minha boca!!! (e eu ainda não). Diz ela "ah, Andrea, mas não dá pra se aprofundar muito porque a missa só dura uma hora" (creia, minha boa gente, aquele sermão parece ter durado um dia inteiro). Como meus neurônios ainda estavam anestesiados pela alegria extenuante de 2006 ter ficado para trás, ainda não tinha me dado conta da sutileza do "shhhhhhhhh!!!": "mãe, dá pra aprofundar qualquer conversa em 10 minutos!!!". Pelos olhares recebidos e aquele "confortável" silêncio que os segue, achei de tentar contornar a situação (eu e minhas emendas), e atalhei "é, vai ver ele não estava num dia muito feliz então".

Só aí meus neurônios voltaram a si e me mandaram a seguinte mensagem "ops, I did it again!"

Agora, falando sério, o sujeito dispõe de 10 minutos (ou mais) e não consegue aprofundar um assunto??? Passa superficialmente, caindo na vala comum (pelo menos eu acho), não trazendo nenhuma novidade??? Cadê a criatividade??? Onde está a presença de espírito para sair da mesmice e dar um novo ângulo para a questão??? Ele perdeu a chance de fazer as pessoas pensarem de outra maneira!!! Tá, eu tô reclamando do padre, mas parece que essa postura dele se espalha!!! É muito (muito MESMO) difícil achar alguém para conversar sobre assuntos vários, ou mesmo sobre tópicos comuns, mas que a posição, a opinião do interlocutor te surpreenda, faça você parar e ver "ei, eu não vi a coisa por esse lado!!!".

90% (sendo otimista, ok?) das pessoas se contentam com a superficialidade (e o pior é que se contentam com uma superficialidade em absolutamente tudo!!!). São gentes que têm amizades superficiais, relacionamentos superficiais, idéias superficiais... e o pior, contentam-se com isso!!!

O parágrafo acima acaba de me fazer pagar a língua. Dia desses disse a um amigo "você é um eterno insatisfeito". Ele concordou de bom grado. Bem, pelo que disse acima, sou uma eterna insatisfeita porque não quero a aparência, não quero a superfície, quero ir além, quero a profundidade de tudo aquilo a que eu me proponha a fazer, com todos os ônus e bônus decorrentes disso. O problema é que tá difícil achar alguém que compartilhe disso. Como diria Machado "ao vencedor, as batatas" (e eu quero o purê!!). Se a vida é curta, por que querer o pouco???

Alguém pode dizer "mas é uma ambição desmedida!!!". É uma ambição sim, concordo. A vantagem é que é uma ambição que, em vez de prejudicar alguém, pode fazer dois ou mais crescerem, melhorarem (dependendo é claro do interlocutor e, óbvio, de si mesmo). Desmedida??? Pode até ser, pois as pessoas não estão nem um pouco dispostas a irem a fundo em absolutamente nada. Chegam em determinado ponto e acham que por aí já está bom. Armam-se de todas as maneiras para não sofrerem (não condeno ninguém por isso. Há ocasiões em que eu também me armo. É raríssimo alguém conseguir me desarmar.). Mas pára pra pensar, os amores memoráveis, os trabalhos inesquecíveis, as amizades fecundas, TODOS ficaram para a história (seja a sua ou da humanidade) justamente porque foram aprofundados, encontraram as portas abertas ou abriram-nas!!! Fechamos permanentemente nossas portas e achamos que somos os vencedores!!! Tsc, tsc, tsc... fazemos tal qual o padre: perdemos a grande chance de pensar diferente, de ver diferente, de viver diferente e de permitir que o interlocutor possa se diferenciar entre os 6 bilhões que habitam este mundo... e permanecemos com a superficialidade (com ares de campeões, é verdade, mas ainda superficiais).

Não estou dizendo que o mergulho será em águas mansas e pacíficas. Pode até ser. A verdade é que a primeira alga que nos atinge, a primeira água-viva que nos queima, nos fazem voltar para a segurança da superfície. E lá no fundo (aquele que você deixou de ir) tem uma relíquia te esperando, uma paisagem fantástica ou até mesmo Netuno!!!

Se há mares que não se permitem navegar??? Claro que há!!! Sem essa permissão eles deixam de ter o convívio não só dos mergulhadores, mas de outras criaturas interessantes que habitam os mares menos revoltados. A esses, a superficialidade!!!

E antes que este post se transforme num aquário (ou num oceano), termino por aqui.

Até mais!!!

Ps.: Tá vendo como dá pra se aprofundar nem que seja um pouquinho??? Sem perder o fio da meada, este post saiu da gafe e chegou a uma idéia sobre o comportamento humano diante do famoso "contentar-se com pouco". Enfim, provei minha tese de que se pode aprofundar num assunto em 10 minutos.

Comentários

Postar um comentário

Desabafe!!!

Postagens mais visitadas deste blog

A carta de Olívia a Eugênio

A diferença entre pessoas sem caráter e mau caráter...

A importância da segunda chance...