Em se plantando tudo dá... e como dá!!!

Hoje é dia de textão.
Há algum tempo, vi um vídeo sobre um maratonista espanhol que, em vez de se aproveitar de um engano de seu adversário, mostra a ele o erro, permite que o outro competidor vença e fica em segundo lugar.
Lembro-me do Sérgio Cortella replicando o que o maratonista disse sobre o episódio: "Se eu ganhasse desse modo, qual seria o mérito da minha vitória? O que é que eu ia pensar de mim mesmo?"... e o principal: "O que é que eu ia falar pra minha mãe?"
(eis o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_bRvG6Ohjuw)
Há pessoas acostumadas a mentir, a trapacear, a falsear os acontecimentos para terem "vitória". Não satisfeitas em mentirem sozinhas, arranjam quem as ajude nas mentiras.
As pessoas mentem e prejudicam as outras numa ilusão de benefício. Pode ser benefício financeiro, de "ficar bem na fita", pra "posar de vítima". Enganam as pessoas e se esquecem de que não há como se enganar a vida.
Há séculos, Newton já nos advertia "toda ação corresponde a uma reação de mesma direção e intensidade, e de sentidos contrários". Antes de Sir. Isaac Newton, Cristo no falava "O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo; o qual grão é, na verdade, a menor de todas as sementes, mas depois de crescido, é a maior das hortaliças e faz-se árvore, de tal modo que as aves do céu vêm pousar nos seus ramos."
O que isso quer dizer? TUDO o que fazemos volta para nós. TUDO tem retorno.
E como isso funciona? Como o grão de mostarda. Ao se plantar essa semente, o grão em si é minúsculo; na hora da colheita, a árvore que germinou daquela sementinha é imensa! Por isso, quando praticamos o bem, por mais ínfimo que ele seja, coisas grandiosas nos ocorrem: somos ajudados em momentos de desespero por desconhecidos de bom coração; aparece trabalho do nada quando a grana encurta; o carro pifa em frente à oficina... Mas quando se pratica o mal, por menor que seja... não gosto de imaginar.
É assim para tudo e para todos? Sim!!! Escondemos nossas intenções dos outros, tentamos esconder de nós mesmos, mas não há como esconder da vida, nossa credora. Ela sabe o que fazemos e qual a nossa intenção na ação, pois ela é a terra em que plantamos e a terra da qual colheremos os frutos do nosso plantio.
Uma verba desviada, uma mentira contada, um mal plantado é minúsculo! E a colheita é farta.
Além da lei do retorno, existe a lei da atração. Ao contrário do que ocorre na Física, atraímos para nós pessoas e vibrações semelhantes àquilo que oferecemos à vida. "Orai e vigiai" vem justamente dessa necessidade de cuidarmos daquilo que transmitimos.
Hoje, eu tive o prazer de vivenciar a honra de ter podido falar para algumas pessoas "conte a verdade, fale daquilo que você viu, não minta mesmo que você ache que a sua mentira me beneficie"... e essas pessoas fizeram isso!
Agora, aos mentirosos e a quem incita (e se vangloria!) a mentira, uma advertência: a mentira de hoje é do tamanho de um grão de mostarda; quando tiver de colher os frutos da mentirinha plantada (aquela que enganou o outro, mas não a vida) será do tamanho da "maior das hortaliças e faz-se árvore", de tal modo que as aves de rapina não se desprenderão de seus ramos.
Qualquer outro incauto que desconhece o que vai além da nossa vã filosofia diria "Ah, mas quanta bobagem, você poderia ter elaborado uma mentira excelente e viável para se beneficiar?". Claro que poderia! Mas "o que é que eu ia falar para minha mãe"? Poderia ganhar a corrida com trapaças??? Poderia também, mas "Se eu ganhasse desse modo, qual seria o mérito da minha vitória? O que é que eu ia pensar de mim mesmo?".
E isso é tudo por hoje!!!
Plantem boas sementes!!! E, relembrando Chico Xavier, "o bem que você pratica é seu advogado em toda parte".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A carta de Olívia a Eugênio

A diferença entre pessoas sem caráter e mau caráter...

Júlia Lopes de Almeida