Emendando o post anterior

Não se trata de uma emenda propriamente dita... é que deixei o comentário sobre "amar eternamente" e, aproveitando a insônia, vou ver até onde consigo analisar... e se é que consigo!!!

Mulher que é mulher já passou por crise existencial causada por TPM (quem disser que nunca passou ou é monja ou é psicopata!!!). Hum... para tornar o post mais inteligível para os homens, esses momentos nos fazem questionar absolutamente tudo que parece tão certo, seja sobre nós, sobre o mundo, sobre as pessoas... enfim, Sócrates, convivendo com uma mulher nesse estado, desistiria da Filosofia; Platão, daria outro rumo ao "Banquete".

Pois bem, tempos desses, tive uma dessas crises, e fiquei me questionando sobre a minha capacidade de amar, se poderia amar alguém para o resto de minha existência. Como toda boa mulher (temos uma forte tendência à megalomania filosofal), passei a indagar sobre a existência do amor eterno. Nesse estado, desabafo com Deus, passo todas as minhas dúvidas Ele. Às vezes Ele responde depois, às vezes, na hora. Como acho que Ele já devia estar entediado com minhas inúmeras perguntas, tive a resposta imediatamente.

Em tempo, não incluí meu filho nessa crise, porque amor de mãe é muito além dos outros tipos de amor.

Sim, o amor eterno existe. Uma pessoa pode amar outra mesmo que não a veja nunca mais, mesmo que a tenha visto por alguns segundos. Neste último caso, ama-se mais à expectativa que se faz da pessoa que a pessoa em si.

Quando disse que ir além da superfície não é pra qualquer um, só fiz constar uma verdade. Conhecer alguém a fundo é extremamente arriscado!!! E é justamente esse tipo de conhecimento que nos faz amar uma pessoa pelo resto de nossas vidas. Não somos mais só nós mesmos, somos nós e a outra pessoa.

Aonde quer que se vá, levamos aquela pessoa conosco. Visitamos lugares, conhecemos pessoas, comemos uma comida diferente... e isso tudo pensando "ei, fulano(a) iria adorar isso aqui", "nossa, ele(a) certamente riria dessa piada", "ele(a) acharia tão enfadonho esse assunto!". E não temos a menor sombra de dúvida quando pensamos nessas frases, há a certeza (e normalmente seria do jeitinho que pensamos). Já não se ama a expectativa, pois realmente sabemos quem o outro é.

Hum... deixa ver se consigo explicar melhor... Sabe aquela frase "você pode estar cercado de gente, e se sentir só"??? É a mesma coisa... você pode estar no lugar mais exótico, diferente de tudo o que você já viu, pode estar com pessoas que a outra não conhece (ou sequer vá conhecer), mas ela está ali contigo.

Conheço uma pessoa assim. Há décadas perdeu a esposa, mas, como a vida continua, casou-se novamente, teve novos filhos, mas a primeira esposa está no coração dele. Ele a leva a todos os lugares que vai, pensa nela todos os dias e, de uns tempos pra cá, sente-se livre pra falar dela, relembrar momentos, revivê-la!!!

Isso parece triste. Parece que ele vive de passado. Só que não é assim!!! De forma alguma!!! Ele realmente a ama e não vai amar mais ninguém. E isso não o torna amargo, pesado, etc... ele também ama o fato de se ver capaz de amar dessa maneira.

Dizem que ninguém é insubstituível. Tenho minhas dúvidas... um lugar que se conquista não está mais disponível, é da pessoa a quem você deu (e não cedeu). Você pode até tentar colocar alguém naquele lugar, mas, até nesse caso, vale a lei da física "dois corpos não ocupam, ao mesmo tempo, o mesmo lugar no espaço". Pode-se dizer que o amor é incorpóreo, mas ele tem a capacidade de ser tão intenso que chega a ser palpável. Ainda pode-se argumentar "ah, mas os corpos não ocupam ao mesmo tempo o mesmo espaço", só que o amor não conhece o tempo, se conhecesse, poderíamos apagar deliberadamente outras pessoas de nossas vidas. Quando apagamos, não amávamos realmente. Amados são insubstituíveis.

Você pode até tentar levar a vida como se aquela pessoa não tivesse essa importância toda. A maioria faz isso, não se sinta mal se também o fizer, mas prepare-se para o dia em que isso tudo fugir ao seu controle (e, pode ter certeza, um dia foge).

Outros, sabendo do perigo que correm, preferem outro tipo de automentira. Namoram, noivam e casam com alguém que lhes dará segurança. Preferem a segurança ao amor. Também não se deve censurar isso. Muitos também são adeptos dessa prática. Até que um dia eles acordam, olham para o lado e descobrem que segurança não é amor. Alguns continuam acomodados à vidinha que construíram, só que perceber que não há mais o brilho no olhar (na verdade, nunca tiveram), torna-se incômodo. Aí valerá tudo em nome da aparência. Muitas das vezes, disfarçam esplendorosamente, ao ponto de o suposto ser amado sequer perceber a mudança. (Isso sim é triste!!!)

Outro ponto importante é a lembrança. Não só a lembrança da pessoa, mas de acontecimentos pelos quais passaram juntos. Essas recordações parecem trazer de volta o instante revivido, com todas as emoções, as sensações. Podemos sentir gostos, cheiros, rir do mesmo modo que rimos, sentir a mesma raiva... mas, seja lá o que for que se rememore, há a mesma intensidade, a mesma vontade, a mesma pessoa.

Ai... o sono chegou!!! Também pudera, mais de 2 da matina!!!

Não consigo analisar mais nada... mas tentando resumir, vou adicionar pedaços de uma música. Não ponho a música toda, pois não concordo com algumas partes. (O curioso é que já tinha finalizado o post e o estou editando, pois lembrei-me agora da música e vi partes que eu praticamente repeti no post. Detalhe, eu adoooooooooooro essa música, mesmo não concordando com seu inteiro teor... igualzinho ao amor!!!):

"Since you been gone I can do whatever I want
I can see whomever I choose

I can eat my dinner in a fancy restaurant
(...)
But nothing compares

Nothing compares to you
(...)
I could put my arms around every boy I see
but they'd only remind me of you

(...)
Because nothing compares
Nothing compares to you"


Agora fui mesmo!!!

Comentários

  1. Eu também estou no período de TPM e talvez tenha sido por isso que seu post me tocou tanto.

    Estranho você ver uma pessoa pelo qual você se apaixonou de verdade (sim, eu sou apaixonada pelos meus amigos, pelos meus professores,pelos meus pais, pelos meus irmãos, pelas minhas sobrinhas... só não sou apaixonada pela minha cunhada porque essa, realmente, não tem jeito!), embora a recíproca muito provavelmente não seja verdadeira (por motivos óbvios), e você saber que ela sofreu tanto e você nada, absolutamente, nada pôde fazer. Eu bem que tentei, viu? Acredite! Eu também acho que casamento é para sempre, que tem que ser para além da vida (ou da morte, sei lá) e também acho que as pessoas são insubstituíveis (até porque, as crianças fazem seeeeeeeeeeempre questão de te lembrar disso! – mesmo que você sofra...)

    O importante é que agora você está muito feliz, que você se ama, que você tem pessoas especiais ao seu lado e que nada foi em vão!

    Gosto de você, pequena!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi, anônima!!!

    Nada na vida da gente é em vão. E eu realmente estou muito feliz por diversas coisas boas que sempre me acontecem, mas, principalmente, porque mais uma vez minha capacidade de conjugar todos os verbos da estrofe "levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima" se mostrou eficaz.

    Boa TPM pra você!!! Que suas crises sejam menos megalômanas do que as minhas!!! (Pq. é sempre bom ter algumas certezas na vida, ainda mais quando tendemos a pôr dúvidas em tudo!!!)

    Beijo grande!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Desabafe!!!

Postagens mais visitadas deste blog

A carta de Olívia a Eugênio

A diferença entre pessoas sem caráter e mau caráter...

A importância da segunda chance...