A Física e a Metafísica do vazio...

Um(a) "brilhante" artista resolveu, na Bienal deste ano, que deixar um andar inteiro vazio seria uma forma de arte. Se bem me lembro das minhas aulinhas de Educação Artística, e algumas de Teoria Literária (acreditem, literatura também é arte!!! Só frisando, eu escrevi L-I-T-E-R-A-T-U-R-A), a arte serve para o deleite de seus apreciadores ou para seu oposto: chocar, fazer questionar, causar estranhamento... Sinceramente, tudo o que um andar vazio, independentemente do contexto em que esteja, não me causa é deleite, menos ainda estranhamento, as únicas coisas que me vêem à cabeça é "os pedreiros devem estar de folga" ou "faltou verba para terminar a obra".

Falando sério, acho que pendurar uma plaquinha dizendo "não tive tempo ou inspira$$ão para criar nada" seria mais artístico que o ar. Se bem que em se tratando de São Paulo, se o ar contido no andar fosse puro, não seria exatamente uma arte, mas um milagre!!!

E por falar em ar, recordo-me também das minhas aulinhas de Física, quando o professor mostrava um copo aparentemente vazio e perguntava "há algo dentro do copo?", e a turma respondia em coro "nããããããããããoooo". Aí, ele nos olhava com aquela expressão de piedade e nos tirava de nossa apnéia mental ao nos revelar que havia algo dentro do copo, havia AR!!! Ou seja, o copo NÃO estava vazio!!!

Assim, o andar, por mais que o "artista" desejasse, não estava vazio, ele estava PLENO de AR!!!! (poeira, dejetos, micróbios e outros microorganismos). Se ele realmente desejasse que o vazio causasse impacto nos observadores, deveria ter se candidatado a auxiliar na construção do acelerador de partículas que reproduzirá o Big Bang, pois o vazio absoluto só existe nos buracos negros (e na caixa craniana de algumas pessoas).

Mas eis que alguns "artistas" menos consagrados resolveram dar um toque grafite ao andar cheio de ar. Deu-se a confusão e, de aproximadamente 40 indivíduos, a eficiente polícia só conseguiu capturar um!!! (É por essas e por outras que defendo a tese de se realizarem exames físicos semestrais no âmbito das polícias. Há determinados "profissionais" que me lembrar as rosquinhas de Hommer Simpson... outros me lembram o próprio Hommer Simpson).

A moçoila passou exatos 54 dias na cadeia... preencheu um espaço no cárcere, um lugar que deveria ter sido preenchido por 40!!! O melhor de tudo é que levou diversos vazios absolutos (lembram das caixas cranianas?) a se encherem de alguma coisa... ainda não discerni bem o que é, mas agitou uma discussão infundada sobre "oh, ficou presa", "coitada", "nem Daniel Dantas ficou tanto tempo preso"... Textos foram dedicados à defesa da jovem... E o mais curioso de tudo isso é que a balbúrdia poderia ter sido resolvida com sabão em pó, água e vassoura!!! Coloquem a artista não-consagrada para limpar o que um artista mais consagrado supostamente não teve a capacidade ou a vontade de preencher (ressalvado o ar, claro)...

Se olharmos por essa ótica míope de que qualquer baboseira pode ser arte, o prédio incendiado do INSS aqui em Brasília merece bem mais atenção que a Esplanada dos Ministérios inteira!!! Sim, porque, o edifício está completamente cheio de ar!!!

Quando eu passar pela L2 Sul, acho que vou admirar o prédio do INSS e certamente vou pensar no quão perigoso é carregar constantemente um vazio absoluto (if you know what I mean)...

Comentários

  1. Áh, áah, áaah,,, ,,, ,,,

    Acho o seu interessantíssimo texto muito, bem argumentado !!!

    Vá-se lá saber o que é arte; um vaso sanitário por limpar, também é considerado por alguns sublimes radicais, uma excelente obra prima artística !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Desabafe!!!

Postagens mais visitadas deste blog

A carta de Olívia a Eugênio

A diferença entre pessoas sem caráter e mau caráter...

Júlia Lopes de Almeida