A importância da segunda chance...

Venho tentando escrever este texto desde o início de dezembro, mas ainda não cheguei a uma conclusão de como ele deveria sair, o que exatamente ele deve dizer... enfim, será um texto totalmente experimental.

De início, convém distinguir a "chance". Quando damos uma, duas, mil, milhões de chances a uma pessoa, sem que ela nos peça, eu creio se tratar de uma "meia-chance". Por quê? Ora, a pessoa não pediu por nenhuma delas, não teve a reflexão necessária acerca daquela oportunidade que lhe foi dada. Óbvio que ela compreendeu se tratar de uma benevolência sua, mas não reviu as próprias atitudes. Diferente daquela pessoa que pede uma nova chance. Para mim, essa é a verdadeira "segunda chance".

O problema é que damos gratuitamente tantas chances a uma pessoa que, quando ela realmente quer uma, achamos que não devemos dar, pois se ela já falhou uma infinidade de vezes, certamente falhará de novo!!! E é exatamente aí que nós falhamos!!! Falhamos em não dar à pessoa a oportunidade que ela pede, justamente por termos concedido milhões de outras chances não solicitadas...

Claro que já pedi muitas "segundas chances", mas nem sempre as tive. Uma dessas segundas chances que me foi negada me fez avaliar o quanto o orgulho pode ser pernicioso. Eu realmente estava determinada a mudar por completo minha postura, e de fato mudei. Mudei por mim, por achar que deveria melhorar, que deveria crescer, que deveria ir em frente. Apesar de não me ter sido concedida a desejada chance, não deixei de evoluir, minha determinação independia da chance.

E aqui que está o cerne, a vontade real de seguir de outro modo ou por outro caminho... quando alguém lhe pede uma outra oportunidade, a semente da mudança está plantada e germinará, mesmo que você diga "não, não vou lhe dar outra chance". Ao passo que, quando a oportunidade é dada, sem que seja requerida, pode haver a vontade de mudar, mas também pode não existir esse desejo.

Ao dizermos "não, não vou lhe dar outra chance", normalmente estamos querendo mostrar o quanto a pessoa nos magoou, o quanto ela nos decepcionou, etc. Ué, mas que bobagem, ela já sabe disso!!! Tanto que nos pede outra oportunidade!!! Além das entrelinhas, também queremos nos sentir por cima, fechando as portas, deixando a outra pessoa com o gosto ruim do "não, você não merece que eu lhe dê outra chance" (como se tivéssemos pedido as anteriores). Tudo isso achando que aquele indivíduo irá nos magoar novamente. Não digo que isso não ocorrerá, mas as chances serão muito pequenas. Afinal, para alguém deixar todo o orgulho de lado e rogar por mais uma oportunidade é um claro sinal de que essa pessoa fará de tudo para mudar seu conceito sobre ela.

Quando fechamos a porta para quem nos pede uma segunda chance, fechamos também a porta para nós e corremos o sério risco de, mais adiante, nos questionarmos "e se eu tivesse dado a chance que me foi solicitada?". Vemos que a pessoa seguiu seu rumo, que ela realmente mudou, que está tentando errar menos, etc... Será que se você tivesse dado aquela chance, ela teria realmente lhe magoado ou decepcionado, ou será que ela teria feito de tudo para lhe tornar o ser mais feliz de que se tem notícia??? Isso é uma coisa que, muito provavelmente, você nunca mais saberá... Ou seja, você também fechou a porta para você...

Ah, e por que eu tô falando tanto de segunda chance??? Por alguns poucos motivos:
1 - também já me disseram "não" quando pedi a minha segunda chance;
2 - eu pude, neste final de ano, dar uma segunda chance em duas oportunidades e estou curtindo muito ter feito isso, estou realmente em paz, durmo tranqüila (vou sentir falta do trema), e me dá a maior felicidade ver essas duas pessoas fazendo de tudo para errarem menos, bem menos; e
3 - às vezes, nós temos de nos dar uma segunda chance.

E aproveitando que 2009 tá chegando, eu desejo a todos que sempre tenham suas "segundas chances" e que também sejam hábeis em ceder "segundas chances".

Felicidade, saúde e paz!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A carta de Olívia a Eugênio

A diferença entre pessoas sem caráter e mau caráter...

Júlia Lopes de Almeida