O meu segredo...

Texto iniciado em 12/10/2007

Todos têm um segredo na vida, todos têm um objetivo na vida e, muitas vezes, esse objetivo é o segredo. Isso se aplica ao meu caso.


Alguns têm por objetivo se livrar de alguma coisa, não encarar determinados fatos, não se colocar à prova. Outros querem ganhar, seja lá o que for, querem sempre ganhar, estão sempre em disputa, estão sempre competindo. Já outros decidiram decretar a morte em vida, deixando de ter objetivos e se contentando com o que a vida lhes dá.O meu objetivo é um tanto quanto diferente, resolvi fazer a diferença na vida de muitas pessoas, seja lá com o que eu tiver para dividir.


A minha família, em geral, não pôde se dar ao luxo de não encarar os fatos, pois a vida sempre os deixou bem claros, bem visíveis. Somos seres estranhos, nos comunicamos mais com olhares, gestos, pouco usamos a fala. Sempre sabemos quando o outro precisa de algo, nem que seja ficar sozinho para decidir o melhor rumo, o melhor caminho, mas ficamos sempre à espreita um do outro, para que que saibam que estaremos ali sempre, pro que der e vier. E isso, por mais incrível que possa parecer, une a todos por laços muito mais fortes que as palavras. Somos todos irmãos, filhos, pais, netos uns dos outros. Há tempos tenho minha mãe, minha mãe-tia, meu pai-tio, meus irmãos-primos, e meu filho tem suas avós, seus avôs, seus primos, seus tios. Tudo muito mesclado, pouco divisível.


Já notei que muitas vezes não queremos (nós, os de minha família) dividir os problemas uns com os outros, e acabamos por remoê-los sós, só para não dar ao outro qualquer traço de preocupação. (Se bem que, justiça seja feita, estamos descobrindo nos últimos tempos como é bom o desabafo, como é bom podermos contar nossos problemas aos nossos sem ver, em seus olhos, o julgamento, a condenação. E isso só está fortalecendo cada vez mais os nossos laços.).


Cultuamos nossos antepassados ao relembrarmos histórias, matamos nossas saudades com o orgulho de vermos que pessoas tão especiais pertenceram à nossa família, agradecemos o privilégio de termos tido por avós, primos, tios, pessoas valorosas, fortes, corajosas e, a despeito de todo e qualquer sofrimento que sabemos que passaram, não se sentiram no direito de perpetuar a amargura que, muitas vezes, poderia ter-lhes tentado corroer a alma. Daí venho eu, dessa família... e como me orgulho disso!!!


Claro que não somos perfeitos, cometemos nossos erros, mas não nos enterramos neles. Sofremos, óbvio, mas aprendemos.


É dessa miscelânea que descendo.


É extremamente importante saber de onde viemos para sabermos para onde vamos.


E meu segredo é bem simples, veio dessa família: fazer parte da vida de outras pessoas não ao ponto de se tornar inesquecível, mas ao ponto de se tornar uma companhia agradável e confiável.


Tento, por mais ruim que seja a fase (e já passei por muitas fases péssimas), sorrir por quem quer que passe, pois muitas vezes, o fato de desconhecidos sorrirem pra mim transformou um dia ruim num raio de esperança de um amanhã melhor. Sempre ouço, pacientemente, o que as pessoas me dizem, ao ponto de me tornar confidente de gente que nunca vi ou verei novamente nesta vida. Um exemplo dessa última passagem: meu namorado e meu cunhado foram cortar o cabelo. Como ambos tinham o mesmo barbeiro, passei uma hora sentada esperando. Mudei de lugar e me sentei ao lado de um senhor que, do nada, contou-me toda a sua vida.

E terminado em 03/06/2018...

E assim continua... sempre há alguém que queira dividir algo. Um sorriso, uma história, uma tristeza. Tudo permeado pelos sentimentos mais genuínos, mostrando que a vida sempre se renova, mas algumas lembranças permanecem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A carta de Olívia a Eugênio

A diferença entre pessoas sem caráter e mau caráter...

A importância da segunda chance...