Referendo??? A-D-O-R-E-I !!!!

Antes que resolvam me jogar na fogueira, é bom deixar claro, muito claro, que a idéia do referendo do "sim" ou "não" é, no mínimo, sacana (sorry, professor Ibsen, não encontrei adjetivo melhor). Sacana (sorry again) porque foi uma manobra tosca e cara (a conta é nossa!) de transferir à população a responsabilidade que, em tese, é dos ditos "representantes" (aqueles fulanos eleitos, lembram deles???). Essa transferência não se deu pelo fato de eles (os representantes) serem conscientes (aliás, consciência não é encontrado no dicionário das Suas Excelências), o motivo é simples, o lobby das indústrias armamentistas é fortíssimo no Congresso. Para facilitar o entendimento, é a típica ação "a la Pilatos": "olha, a culpa não é minha, foi a população que escolheu assim".

Essa história toda de "sim", "não" me lembra um antiqüíssimo programa do Silvio Santos, chamado "Domingo no Parque". Pra quem não é dessa época, uma breve explicação: o competidor era colocado numa câmara com isolamento acústico e era obrigado o usar um imeeeeeeeeeeeeeeeeeeenso fone de ouvido e prestar bastante atenção a uma luz vermelha. Então, o apresentador fazia perguntas do tipo "Você aceita trocar a sua bicicleta Monark (nossa, senti-me jurássica agora) por esta caixa de fósforos???", a luz era acesa e o competidor tinha de dizer "siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim" ou "nãããããããããããããããããããããããão". Pois bem, assim é o referendo: informações obscuras para se tomar uma decisão que não deveria ser nossa.

Esclarecido o fato (fui salva da fogueira???), acho fantástica essa idéia do referendo. Creio que deveria ser utilizada com mais freqüência. Já imaginou na maravilha que seria ir às urnas para dizer "sim" ou "não" a perguntas como: "Você concorda com o aumento dos congressistas?", "Você acha que as alíquotas do Imposto de Renda deveriam ser corrigidas anualmente?", "Você concorda com a reforma previdenciária proposta?", "O Código Penal precisa ser atualizado?"... Enfim, o referendo deveria ser realizado sempre e com assuntos mais interessantes e que afetam diretamente a vida do cidadão, não só no quesito "violência" (sim, porque segurança praticamente inexiste), mas em diversos outros.

Até a próxima!!!

Ps.: Em tempo, não me decidi se sou a favor ou não da comercialização de armas. As informações que tentam nos passar não são suficientes para formar opinião.

Comentários

  1. Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. »

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Desabafe!!!

Postagens mais visitadas deste blog

A carta de Olívia a Eugênio

A diferença entre pessoas sem caráter e mau caráter...

A importância da segunda chance...