E depois de Schopenhauer...

Mark Twain!!! No sugestivo livro Dicas úteis para uma vida fútil - um manual para a maldita raça humana. Leitura muito interessante. Mark Twain prima pelo cinismo. E, como se sabe, para se conseguir tamanho refinamento em matéria de cinismo, sarcasmo e ironia é preciso muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiita inteligência.

Há passagens hilárias no livro, como no texto Sugestões para conter as inundações locais, no qual ele narra a difícil travessia de uma carroça pela rua onde morava, num de seus infindáveis reparos: "Pouco depois, estavam desesperados e enredados no meio das obras de nivelamento da rua e melhoria nas instalações de gás que vêm sendo realizadas desde o início da Era Cristã". Lá pelas tantas, a então carroça vê-se transformada num barco em franco afundamento: "Nesse ponto, o cavalo de estibordo começou a sumir e na mesma hora o sr. Simon Oglethorpe puxou as rédeas para outro rumo e o animal seguiu viagem rumo à China".

Só para dar água na boca, aí vão mais algumas citações:

"Recompensa de duzentos e cinco dólares - No grande jogo de beisebol realizado na terça-feira, enquanto eu me ocupava em dar vivas, um menino pegou um guarda-chuva inglês, de seda marrom, de minha propriedade, e esqueceu de devolvê-lo. Gratificarei com cinco dólares quem entregar o guarda-chuva em boas condições na minha residência, na Aveniada Farmington. Não quero o menino (em nenhum estado ativo), mas pagarei duzentos dólares pelos restos dele."

"Às Autoridades Municipais. Senhores: por que é preciso renovar e ampliar a calçada na Avenida Farmington a oeste da Rua Forest? E por que fazer uma calçada de dezoito metros até a ponte? Garanto aos senhores que até agora o trânsito intenso de pedestres não tornou necessária uma calçada larga lá. Tal necessidade deixou de ser premente, pois uma das crianças que costumava passar lá a caminho da escola está doente e a outra, mudou-se."

"Deixe seu cachorro do lado de fora. Entra no céu quem merece. Se fosse por mérito, você ficaria de fora e o cachorro entraria." (in Sugestões para pessoas prestes a entrarem no céu. Texto escrito pouco antes da morte de Mark Twain).

"Suponho que os estrangeiros não apreciam a nossa comida mais do que nós a deles. Não é de estranhar, pois o paladar se forma, não se nasce com ele. Posso elogiar o meu cardápio até não agüentar mais, porém o escocês balançaria a cabeça e perguntaria: - Cadê a lingüiça de sangue de porco? - E os nativos das Ilhas Fiji perguntariam: - Cadê o missionário?"

Detalhe ainda não cheguei na metade do livro.

Por enquanto é só!!!

Até a próxima.

Comentários

  1. Boa, deu até vontade de ler o livro. Gostei muito do blog, peguei o link numa comunidade do orkut. Sorte minha.
    Ciao.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Desabafe!!!

Postagens mais visitadas deste blog

A carta de Olívia a Eugênio

A diferença entre pessoas sem caráter e mau caráter...

A importância da segunda chance...