Caridade...

O Espiritismo tem um ditado bastante interessante: "Fora da caridade não há salvação", pois bem, lendo uma matéria que saiu hoje na Folha de São Paulo, observei que o município de São Paulo vem fazendo obras extremamente caridosas aos necessitados dos condomínios de luxo.

Um morador de rua que, segundo alguns dos entrevistados, cometera o vil pecado de ter um cheiro que ofendia o olfato dos moradores dos condomínios de luxo e, pior ainda, resolveu estabelecer residência em uma praça próxima aos ditos condomínios, foi "institucionalizado". Entenda-se por institucionalizado "recolhido ao sanatório", e por ordem de uma das Secretarias daquele município, cujo titular (vejam só que ironia!) residia num dos condomínios.

Pelos relatos contidos na reportagem, o cidadão, exceto pelo mau cheiro, não incomodava ninguém, não provocava ou participava de badernas, não bebia... enfim, os únicos delitos cometidos foram falta de higiene, ser pobre e morar na praça. Ah, no sanatório foi diagnosticada demência!!!!

Agora, a demência é de quem???

Comentários

  1. Eu morei em um prédio em um bairro bem bonitinho onde havia uma pracinha em frente. Um belo dia eis que aparece um mendigo e resolve adotar o local como moradia. Logo vieram outros colegas e, de repente, a pracinha deixou de ser das crianças, o cheiro ficou insuportável e eu te pergunto: Você deixaria seu filho conviver com tudo isso??? Todo "caso" tem dois lados, é muito difícil julgar...

    ResponderExcluir
  2. A educação q. dou pro meu filho visa não julgar as pessoas por aparência ou posses e sim pelo caráter. No caso da reportagem, vê-se, flagrantemente, que o Estado internou um sujeito sem dar-lhe a menor chance de defesa, julgando-o demente, tudo isso por conta de algumas reclamações dos ditos "poderosos". Além da questão moral, há tb diversas evidências de desrespeito à lei, principalmente a questão das garantias individuais (art. 5º, CF) e o tão falado direito de ir e vir (tb garantido constitucionalmente).

    ResponderExcluir
  3. Eu fui criada com o princípio básico de que somos todos iguais.Meus filhos terão a chance de aprender isso tb mas, infelizmente, o mundo não é o que a gente pensa... Meu direito de ir e vir é limitado pela violência, muita coisa só funciona no papel...De qualquer forma realmente uma injustiça foi cometida mas, o que eu defendo, é que existe um outro lado da história e julgamentos são sempre suspeitos.

    ResponderExcluir
  4. Concordo que julgamentos são sempre suspeitos, mas temos de ver q. "coincidências" não existem. E o fato de q. o Secretário (Estadual ou Municipal), q. determinou a "institucionalização" do mendigo, morar num dos tais condomínios passa longe (muiiiiiiiiiito longe) da coincidência ou do dever estadual ou municipal.
    Ah, sem contar q. ninguém pode ser "preso" sem o devido processo legal e o q. de fato houve foi uma prisão mascarada de contribuição para o bem-estar da sociedade. Foi exatamente essa injustiça q. me deixou fula da vida.
    Bjus,
    Andrea

    ResponderExcluir
  5. Não podemos nos esquecer que estamos no Brasil... rs
    Mas eu acho tb que são pessoas como nós que podemos mudar este país contribuindo, no mínimo, com uma educação decente para os nossos filhos partindo do bom e simples "bom exemplo".
    Continuarei lendo seu blog e te pentelhando de vez em quando, tá?

    Beijão!!!
    Luciene

    ResponderExcluir
  6. corrigindo...

    ...pessoas como nós que PODEM mudar este páis.

    ResponderExcluir
  7. Tem razão... é como diz a música "Brasil, mostra a tua cara". Brigadão por ler meu blog, eu sempre pensei q. ninguém lia o q. eu escrevia, mas é bacana saber q. tem gente lendo e pensando um pouquinho sobre as loucuras q. escrevo aqui. Bjus!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Desabafe!!!

Postagens mais visitadas deste blog

A carta de Olívia a Eugênio

A diferença entre pessoas sem caráter e mau caráter...

A importância da segunda chance...