Só pode ser um dom!

Dizem que elegância vem de berço. Eu prefiro acreditar que é um dom. Há pessoas extremamente elegantes que não tiveram nenhuma educação para tal, mas devido ao dom são elegantíssimas!!! É um dom mesmo, chega a ser instintivo!!!

Seu contrário, o ridículo, também é um dom (na falta de palavra melhor, vai "dom" mesmo). Sério, pra ser infinitamente ridículo precisa-se desse dom. Não adianta fazer força pra parecer elegante nem pra parecer ridículo. Ou você é ou você não é!

Quer coisa mais ridícula que recados indiretos? Sabe aquele(a) sujeito(a) que quer te atingir de algum jeito, mas não tem coragem o suficiente pra dizer isso na sua cara? São os tais! Não, eles(as) não falam nada pra você, mandam seus recadinhos pelos amigos em comum ou deixam essas mensagens nos lugares em que ele(a) sabe que você vai olhar. Tem coisa mais tosca que isso???

Respondeu "não"??? Levante as mãos e agradeça aos céus, pois o(a) ridículo(a) está só no início de sua empreitada.

Se a criatura for colega de trabalho, vai querer mostrar pra todo mundo que é melhor que você (normalmente, são aquelas figuras espalhafatosas, que juram fazer e acontecer e, na hora do "vamos ver" só sai bofeira!!! Trabalho mal feito, mal elaborado. Enfim, uma bela porcaria que a criatura vende como se fosse o ouro de Midas). Há também aqueles que não fazem absolutamente nada, além de puxar o saco do chefe, espalhar a fofoca e tentar manter a pose de "eu sou necessário(a)". Existem outros que roubam um projeto seu e na hora de pô-lo em prática ainda tem a cara-de-pau de pedir a sua ajuda!!!

Agora se o alien for algo relacionado ao "pessoal", prepare-se, pois o desfile do ridículo está só começando. Como "pessoal" entenda-se: ex. Ex-tudo: ex-amigo, ex-namorado, ex-apaixonado, ex-marido, basta ser "ex" pra ser ridículo (concordo que há as raras exceções, mas estas só servem pra confirmar a regra). Nos pontos em comum, todos esses ex vão querer te mostrar por A + B que estão hiper-ultra-super-bem. Agora as diferenças:

a) ex-amigo/colega/conhecido - se é esse tipo de ex, acredite, a inveja é o seu carro-chefe. Certamente virou ex porque morria de inveja de você, apesar de, quando amigo, colega, etc., criticar absolutamente TUDO o que você fazia, vestia, falava. As críticas eram meras manifestações da inveja, porque, em verdade, ele(a) queria ser igualzinho a você, mas não conseguiu. São incapazes de serem elas mesmas. Devem ser tão desinteressantes que nem elas mesmas se suportam. Ah, atentando para o caso patológico: mentem compulsivamente. Dizem que têm um emprego fenomenal, que são formadas num curso que dá status, que são aclamadas, que são isso, que são aquilo. Na verdade não são nada! Em tempo, vão tentar mostrar de todos os modos que estão bem.

A coisa fica boa mesmo quando vocês já não dividem nada (casos em que você muda de emprego, muda de curso, etc.). É incrível a insistência em mostrar que eles(as) ainda são melhores que você, que estão crescendo, progredindo!!! Acredite, não passa de balela!

b) ex-namorado/marido (e o que mais se encaixar aqui) - como já disse, prepare-se para receber todos os recadinhos possíveis, desde o "ah, ele(a) tá ótimo" até o "você não sabia, ele(a) tá namorando" . O pior é que todas as mensagens chegam a você. Ou porque você não contém a curiosidade, ou porque os(as) amiguinhos(as) da criatura (ou a própria criatura) insistem em te manter informadíssimo(a).

Adendo: tô cansada de usar os parênteses para diferir gêneros... daqui pra frente vou falar como mulher, adote mentalmente os parênteses.

Outra arma muito utilizada é o desfile do show de horrores: sabe aquela fulana breeeeeeeeeeeeeega, feia pra cacete, e de inteligência limitadíssima (pra não dizer "burra feito uma porta")??? Começa por elas. Tem desde a mulher barbada até a fulaninha de nome esquisito (se o pai tentasse registrar hoje, seria preso. Normalmente, elas têm consciência de sua ridícula graça - yeah, o ridículo delas consta até no nome - e adotam apelidos estratégicos. Assim, uma Luidivalda vira Lu, uma Privaliuda vira Pri e por aí vai). E TODAS, absolutamente TODAS, acham que são a última coca-cola gelada do deserto (pior, elas não se acham. Elas têm certeza!!!). Quando eles dão uma melhorada no desfile (se é que dão), as mancebas não têm 1/10 da sua inteligência, capacidade, etc. Boas mesmos são as desavisadas da velha agenda (ou lista de e-mail antiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiga). Lembra-se daquela fulaninha que você detestava??? Ela é a primeira!!!

Agora eu vou fazer uma apologia aos ridículos. Ora, não existem diversos manuais de etiqueta ou "como ser elegante"??? Acho que os ridículos também têm todo o direito de escreverem seus manuais!!! Ser ridículo é um dom!!! E um dom deve ser compartilhado!!! Não se intimidem, escrevam seus livros, seus manuais, mostrem às editoras, divulguem!!! Caso faltem sugestões de títulos, sintam-se livres para escolher algum destes:

I - para os ex-amigos, colegas, etc.
1) Como mostrar àquela amiga que você é o que há!
2) Anatomia de uma língua ferina
3) Como convencer de que você é o que não é
4) Quem tem medo da fofoca?

II - para os ex-namorados, maridos e o que mais se encaixar aqui.
1) Mocréia não é peixe
2) Selecionando a fila com a ajuda da agenda (ou da lista de e-mails)
3) Como conviver com conversas superficiais
4) Encarando a mulher barbada
5) Aulas de interpretação: como fazer cara de paisagem ao ouvir
5.1) "nós vai, a gente fomos e outras pérolas do gênero" - módulo iniciante (a mocréia é realmente burra)
5.2) "Grande Sertão: Veredas é um clássico??? Puxa, achei que fosse peso pra papel" - módulo iniciante B (ela já sabe pelo menos o título)
5.3) "Claro que gosto de ler! Tenho toda a coleção do Paulo Coelho e leio Júlia, Bianca, Sabrina desde a adolescência" - (em caso de insistência) - módulo Mobral (ela já sabe ler)
5.4) Muito prazer, meu nome é Luidivalda - módulo intermediário (ela conseguiu falar o nome sem gaguejar ou perguntar pra mãe)

Ué, estão esperando o módulo avançado??? Como são esperançosos meus leitores!!!

Às vítimas dos ex-amigos e às espectadoras do desfile de horrores. Mantenham a elegância.

Até a próxima!!!

Comentários

  1. 'Luidivalda'!?!? 'Privaliuda'!?!? Putz! E tem gente com esses nomes? Não creio...

    Eu mandava prender os pais da criatura!

    Se for o caso do seu ex estar desfilando com gente desse tipo, cabe a pergunta: ele merece o tempo q vc gastou escrevendo esse post? Deixa o besta pra lá.

    ResponderExcluir
  2. Tem nomes piores e mais bregas, creia-me. Quem sabe um dia eu não faça uma lista aqui...

    Não, este post não foi para nenhum ex meu (a não ser que a carapuça sirva para algum). Meus ex-namorados (ou algo que se encaixe aqui) são a exceção à regra (ou pelo menos costumavam ser).

    Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Desabafe!!!

Postagens mais visitadas deste blog

A carta de Olívia a Eugênio

A diferença entre pessoas sem caráter e mau caráter...

A importância da segunda chance...